Blog

21 Graus

Guia de looks para um casamento

Sempre que você recebe um convite de casamento é assaltado por aquela dúvida: com que roupa eu vou? Aí, sem fazer ideia, você pergunta para o noivo – ou para a noiva. E a resposta é direta: fraque! Meio-fraque! Ou então é uma cerimônia na praia de manhã. Ou no campo ao final do dia. Pois saiba que cada uma delas tem seu próprio dress code. Então anote:

Smoking

smoking

É o mais formal de todos os looks e a escolha ideal quando a festa é black tie. Trata-se de um paletó de terno com lapela de cetim, usado com gravata-borboleta. A vantagem é que ele pode ser revisitado em diferentes versões: a gravata-borboleta pode ser colorida ou para casamentos de manhã uma versão cinza fica legal, por exemplo.

Fraque

É o traje que tem a parte de trás do casaco mais longa. Ele é composto por um paletó cinza escuro, uma camisa branca, uma calça risca-de-giz e uma gravata, que pode ser a plastron (abaixo) ou o modelo tradicional, de preferência na cor prata. Supertradicional. Detalhe: se seu noivo for baixinho, fuja dessa opção, que “achata”.

gravata plastron

 

Meio-fraque

meio fraque

O meio-fraque tem uma única diferença para o fraque: ele não tem a cauda do casaco. Também é formal, mas mais atual e tem bom caimento para todo tipo de corpo.

Terno

terno

A origem da palavra “terno” remete a 3, logo, é composto de três peças: paletó, colete e calça. Uma dica para saber se está com o tamanho perfeito é que você prove o paletó e estique o braço. A altura da manga deve ficar no início do polegar, e um pedaço de 0,5 centímetros do punho da camisa deve aparecer.

Costume

É o que a gente popularmente chama de “terno”, composto apenas de paletó e calça no mesmo tecido. A gravata pode ser clássica ou slim.

 

Sapatos & gravatas

Com um look cinza ou bege, o sapato pode ser marrom escuro. Se não, preto. As gravatas sociais clássicas têm entre 4 e 6 centímetros de largura e podem ter um pin para um charme a mais. Uma tendência é que o noivo peça para os padrinhos usarem variações de um mesmo tom, para que fique bonito no altar. Abotoaduras são outro acessório que combina com uma bela festa.

 

Na praia, no campo

praia

Para casamentos à noite, tons neutros e certeiros, como preto, marinho, cinza escuro ou chumbo são uma boa pedida. Praia e campo podem dispensar a gravata, mas neste caso, vale combinar com os noivos. Cerimônias de dia combinam com bege e cinza claro. Você trocar o blazer por um colete com gravata-borboleta em cerimônias mais informais, ou mesmo por suspensórios. Mas isso vai demandar uma atitude cool. Se não for a sua praia, melhor desencanar.

campo 2

 

ADICIONAR COMENTÁRIO