Blog

21 Graus

Django Livre e clássicos do faroeste

Indicado a cinco prêmios Oscar, inclusive o de melhor filme, o mais novo longa de Quentin Tarantino conta a sangrenta história de vingança de um escravo negro transformado em caçador de recompensas nos Estados Unidos antes da guerra Civil.

O filme é o primeiro faroeste do diretor e, inspirados nisso, fizemos uma lista de clássicos para quem quer conhecer um pouco mais sobre um dos primeiros gêneros de Hollywood.

A Paixão dos Fortes, 1946
Dir: John Ford

Com Henry Fonda no papel principal, o filme relembra o histórico tiroteio entre os amigos Wyatt Earp e Doc Holliday contra a família Clanton em Tombstone, Arizona, no ano de 1881. A música tema é a clássica My Darling Clementine, conhecida em todo o mundo graças ao desenho animado Dom Pixote, de Hanna-Barbera.

Matar ou Morrer, 1952
Dir.: Fred Zinnemann

“Matar ou Morrer” narra a história de Will Kane, um delegado do Velho Oeste que é forçado a duelar sozinho contra uma gangue de assassinos. Gary Cooper ganhou o Oscar de melhor ator pelo papel. O filme conta ainda com Grace Kelly em sua segunda aparição no cinema.

Os Brutos Também Amam, 1953
Dir.: George Stevens

Um dos westerns mais cultuados, o filme retrata o herói Shane, um pistoleiro solitário com um passado misterioso que chega a um vilarejo para ajudar a família Starrett a se defender de um rico fazendeiro. Ganhou o Oscar de melhor fotografia em 1954.

Era uma vez no Oeste, 1968
Dir.: Sergio Leone

Do cineasta Sergio Leone, mundialmente conhecido por popularizar o gênero western spaghetti (os faroestes italianos), “Era uma vez no Oeste” é o primeiro filme de uma trilogia. O elenco traz Charles Bronson, Henry Fonda e a bela Claudia Cardinale. Música do célebre compositor italiano Ennio Morricone.

Butch Cassidy, 1969

Dir.: George Roy Hill

Paul Newman e Robert Redford são Butch Cassidy e Sundance Kid, os dois bandidos mais procurados do Velho Oeste. Até o dia em que resolvem fugir para a América do Sul. O filme ganhou quatro prêmios Oscar em 1970, incluindo o de melhor roteiro original e o de melhor canção por Raindrops Keep Falling on My Head.

Meu ódio será sua herança, 1969
Dir.: Sam Peckinpah

O longa conta a história de um grupo de bandidos que decide se aposentar quando são surpreendidos por trem carregado de armas valiosas. O filme reinventou o gênero por explorar uma temática crua, sem glamorizações, e pela violência estilizada.

ADICIONAR COMENTÁRIO