Blog

21 Graus

Churrasco, parilla… um pequeno manual de cortes argentinos

cortes argentinos

Ojo de bife, vacio, asado de tira, bife ancho… Ouve-se falar e muito se aprecia dos cortes argentinos, mas você sabe exatamente de onde eles vêm e quais as características de cada carne? Entenda melhor:

*O vacio (ou fraldinha ou fraldão, como é conhecido no Brasil) faz a ligação do traseiro com a costela do animal. É a parte mais irrigada do boi e tem fibras longas, por isso é macio e muito suculento. Ele pode ser preparado com a gordura, no espeto, ou sem ela, na parrilla.

*O asado de tira é a costela do dianteiro, que vem com quatro ossos, ou do traseiro, que vem com cinco. É uma carne mais firme. Ela é serrada na transversal do osso com um dedo de largura e entrega um sabor mais potente porque vai para a grelha com o osso, que confere um gosto marcante.

*O bife de chorizo (ou strip steak) é o contrafilé e fica no lombo do animal, acima da coluna cervical. Este é o termômetro de maciez do boi. Quando está extremamente macio, os demais cortes daquele animal também estarão macios. O melhor preparo dela é na grelha.

*O ojo de bife é o centro do bife ancho. Tira-se a capa e usa-se apenas a parte mais macia. O centro tem sabor semelhante ao do contrafilé, mas com uma gordura na capa que o deixa muito macio. Praticamente um filé mignon, comparando grosseiramente, costuma ser servida em bifes altos.

*Já o bife ancho vem do mesmo local do ojo de bife, só que ele é a peça inteira. Sendo assim é uma carne extremamente suculenta, macia e saborosa. Escolha certeira.

ADICIONAR COMENTÁRIO