Se para nós fica difícil pensar em inverno num forno destes, os europeus estão com o frio na pele e na pauta. As coleções para a estação dos casacos estão nas passarelas neste início de ano, que já viu a London Colections: Men e a Pitti Uomo e agora acompanha os desfiles de Milão. Um dos destaques da capital da moda italiana foi a coleção da Ermenegildo Zegna Couture. Contrariando o estereótipo das neves e montanhas geladas, a grife se inspirou na natureza, sim, mas no verde da sustentabilidade.
Stefano Pilati desenhou uma espécie de uniforme urbano para um “eco-líder”, com as fibras nobres dos tecidos da marca e o tweed escocês da Harris, escolhido pelo potencial de reciclagem além da certificação de autenticidade. A postura pró ambiental fez parte do desfile, veja o vídeo abaixo. As plantas que aparecem nas imagens serão inclusive replantadas em Oasi Zegna, um parque fundado pelo criador da marca no Piemonte.
As cores variam em tons de cinza, carvão, marrom cáqui, verdes e azuis. A riqueza dos detalhes inclui trabalho sutil nos bolsos dos paletós e casacos, que acompanham calças de alfaiataria. Os sapatos e botas têm proteção extra para as intempéries do frio e as bolsas/malas também seguem essa linha de elegância com consciência ambiental.