Por Marcia Hamaoka
A camisa xadrez continua em alta. A estampa que lembra o tartan (identidade de clãs na Escócia, nos séculos XVII e XVIII), os grunges e punks não é, porém, uma unanimidade.
Mesmo assim, devido aos vários estilos masculinos atuais, a camisa xadrez embora seja casual, tem aparecido em looks mais formais e vem sendo usada até com blazer e gravata (a lisa é bem mais fácil de combinar).
Mas o xadrez das camisas reina mesmo em looks casuais, combinadas com calças jeans, coloridas, moletom, couro e bermudas.
Lembrando que a camisa de manga curta deve ser em modelo slim, mais moderna e mais condizente com homens também mais modernos.
O jeito mais fácil de usar é em sobreposição de camiseta. Neste caso, preste atenção no formato e na cor de ambas as peças. A camiseta branca é a mais comum.
Outro jeito mais comum de usar a camisa xadrez é como jaqueta, porque geralmente o tecido é mais quente, perfeito para climas como o do Rio de Janeiro. Assim fica mais fácil aproveitar a peça.
Para facilitar a combinação com as outras peças, repita a cor predominante da estampa na calça ou no sapato, por exemplo.
E aproveite: tem camisa xadrez em diversas lojas e com preços acessíveis.