Blog

21 Graus

A volta dos Christmas jumpers – e a história da malha de Natal

abre christmas jumpers

Quem já assistiu a comédias americanas de Natal sabe do que se trata: todo bom moço usa seu Christmas jumper, ou seja, uma malha de lã com temas natalinos, normalmente confeccionada manualmente pela vovó.

Mas a verdade é que a peça nunca esteve tão “in”. Seja pelo bem-vindo retorno da valorização do slow fashion – e de roupas feitas artesanalmente – seja pela febre de seriados retrôs, como Stranger Things, o fato é que o tal pulôver da vovó agora é cool.

Em entrevista ao site BT Broadband, Benjamin Wild, historiador de moda e consultor da casa de leilões Sotheby’s, disse que a origem da peça remonta à Escandinávia do fim do século XIX. “Tendo como característica listras contrastantes e padronagens geométricas, elas eram usadas pelos pescadores. A ideia, provavelmente, era reconhecê-los à distância caso estivessem se afogando no mar. Rapidamente os esquiadores aderiram à peça, e ela foi se propagando”.

Atualmente, os Christmas jumpers não têm apenas temas natalinos, mas também de símbolos do frio, como esquiadores e flocos de neve. É justamente por isso que ele ganhou vez até em países onde faz calor no Natal e o frio chega apenas seis meses depois, como o Brasil. Então, aproveite nossas sugestões e invista na peça para o próximo inverno – ou para uma viagem ao hemisfério norte já!

ADICIONAR COMENTÁRIO