Você já ouviu falar em hidromel? Pois é. Trata-se de uma bebida alcoólica pouco conhecida no Brasil, para sermos mais precisos, uma mistura de água e mel que fermentou. Segundo o blog de Carolina Oda, no jornal Estadão, esta é considerada a bebida alcoólica mais antiga do planeta.
“Os registros remontam a 8.000 anos a.C., e ela é conhecida como a bebida dos nórdicos vikings, tomada em chifres. Foram eles que popularizaram e mantiveram a cultura do hidromel”, explica a jornalista.
A fabricação até hoje acontece de maneira artesanal – são mais de 50 produtores no Brasil – e demanda paciência: além do mel, da água e do fermento, é preciso esperar pelo menos seis meses para que comece a ficar bom.
Existem muitas variedades de hidromel: ele pode ser seco, demi-sec ou doce. Pode ser simples, frisante ou espumante. E pode ter teor alcoólico entre 3,5% a 18%. A cereja do bolo é o hidromel flavorizado com ingredientes brasileiros, como cupuaçu, manga e cambuci, ou ainda hibisco, café, grapefruit, gengibre… Em resumo, é um novo universo de possibilidades etílicas.
Ficou curioso para provar? Procure receitas, dicas sobre fabricantes e até concursos neste site aqui.