No nosso imaginário essa é mesmo uma cor potente: da capa do toureiro à indumentária de São Jorge, as referências realmente remetem a força e poder. Segundo um estudo da universidade inglesa de Durham, publicado na revista Biology Letters, a impressão tem explicação científica. O vermelho está ligado às emoções mais primitivas, herança da nossa evolução do mundo animal, onde a cor é sinal de agressividade em várias espécies, provocando instintos de hostilidade.
Os pesquisadores trabalharam com 50 homens e 50 mulheres, que analisaram imagens de homens com camisetas em vermelho, azul e cinza, dando notas de 1 a 7 pela interpretação do estado emocional de quem as usava. Ambos os sexos associaram o de camisa vermelha a uma personalidade raivosa e agressiva. As outras cores, mesmo vestidas pelo mesmo modelo, geraram impressões de humor como “neutro” e ” feliz”.
Mas como funciona isso na prática, na nossa escolha do que usar no dia a dia? Sendo também um símbolo de poder, o vermelho não deixa de ser sedutor para o sexo oposto. Uma gravata nesse tom, por exemplo, pode dar um tom sexy ao look. Mas numa situação corporativa ou de liderança, a mensagem pode ser de raiva, o que não ajuda. Já nos esportes, a ideia de força faz com o vermelho seja muito usado em bandeiras e camisas.
Fonte: Veja