Se tem uma coisa que o Financial Times faz bem – além de matérias sobre economia, é claro – é selecionar destinos de viagem exóticos. E desta vez eles apresentaram o que chamam de “Terra do Nunca”. Trata-se de Eilean Shona, uma pequena ilha a oeste da Escócia, onde, em 1920, o escritor britânico JM Barrie, autor de Peter Pan, passou um verão com seu filho adotivo Michael Llewelyn Davies, inclusive a principal inspiração para o personagem.
O livro “Peter Pan” já tinha sido publicado, diz o jornal, mas é como se depois disso, Barrie tivesse encontrado a verdadeira Terra do Nunca. Ainda hoje Eilean Shona tem uma aura de fantasia atemporal, com as águas escuras do lago Moidart e as ruínas do Castelo Tioram. São mais de 5 quilômetros quadrados de floresta, com samambaias, rochas e musgos em um ambiente quase deserto.
A arquitetura vitoriana está presente na Catedral, e na antiga escola da região, que hoje virou o hotel Old Schoolhouse pelas mãos de Vanessa Branson, irmã do Sir Richard (fundador da Virgin), por sinal, dono da ilha. Não espere encontrar wi-fi veloz nem energia 24 horas. Nem mesmo vizinhos. Mas Kate Winslet pode estar circulando pelos corredores. E se você está à procura de espaço, acolhida e conforto, este é o lugar certo. Camas suntuosas, decoração de inspiração árabe e uma vista que alcança quilômetros de penhascos e diversos tons de verde são as principais atrações. Sem contar os arredores, que incluem ainda uma praia com mar azul-turquesa. Quem precisa de mais?
Fotos: Reprodução/Instagram