Começou ontem nos armazéns 2, 3 e 4, do Pier Mauá a sexta edição da Art Rio, a Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro. Este ano, o evento vai reunir 73 galerias de arte moderna e contemporânea, divididas nas mostras ‘Panorama” e “Vista”. Dezenove galerias participam pela primeira vez da feira em 2016, sendo 11 brasileiras e as demais vindo de Argentina, Alemanha e Estados Unidos.
As galerias americanas estreantes são a Gary Nader (de Miami e Nova York) e a Rudolf Budja Gallery, de Miami. Além disso, a David Zwirner Gallery (de Nova York) volta ao Rio pelo quinto ano consecutivo e a Other Criteria (de Nova York e Londres), fundada pelo artista visual inglês, Damien Hirst, participa pelo segundo ano.
Uma das participantes da mostra “Vista” é a carioca Um Galeria de Arte. Inaugurada em dezembro passado, em Ipanema, o espaço vai exibir na feira de arte obras do mesmo Damien Hirst, e também de Roberto Burle Marx, Manfredo de Souzanetto, Fabiano Al Makul, Armarinhos Teixeira, Rodrigo de Castro, Tomie Ohtake e Victor Vasarely.
Outro destaque da Art Rio é a Graphos: Brasil, galeria fundada em 2012 por Ricardo Duarte, que tem um stand dedicado à arte brasileira. Nas paredes, trabalhos de Aluísio Carvão, Antonio Dias, Antonio Maluf, Claudio Tozzi, Ivan Serpa, Joaquim Tenreiro, Raymundo Colares, Ubi Bava, entre outros. O evento está imperdível e vai até 2 de outubro.