“Meu guarda-roupa parece o do Pato Donald: duas dúzias de camisas brancas idênticas enfileiradas. Há três anos, decidi começar a usar um uniforme no escritório, então, fui à J. Crew e pedi três ternos idênticos, no mesmo tecido e uma leva de camisas brancas com colarinho button-down. Meu uniforme, pensei, me libertaria da ansiedade diária de ficar na frente do meu guarda-roupa me perguntando: ‘Isso combina?’ ou ‘Estou vestido esse suéter muitas vezes?’”.
Quem conta essa história é o jornalista Bryan Moylan, colunista de estilo do The New York Times. Ele diz que com essa decisão, se sentia sempre bem vestido e podia ser comparado a pessoas de sucesso que se vestem da mesma forma todos os dias, como Steve Jobs e Mark Zuckerberg. E essa segurança, diz, elevou sua autoconfiança.
Para reforçar sua impressão, ele entrevistou o doutor Adam Galinsky, pesquisador e professor da Universidade Columbia Business School, que conduziu um estudo para provar que quem veste determinadas roupas, sobretudo uniformes, acaba assumindo características associadas a estes uniformes, desde que a pessoa entenda o simbolismo associado àquela roupa, como um jaleco médico, por exemplo.
Ou seja, se você quiser ser bem-sucedido, vale investir nos looks, afinal, continua valendo a máxima “vista-se para o emprego que você quer e não para o que já tem”. “A questão-chave é: que comportamento quero produzir e que impressão quero causar?”, explica Adam.
Para começar sem precisar comprar um guarda-roupa novo a partir do zero, pense em “coleções cápsulas”, de peças que possam ser combinadas entre si. Primeiro, leve em consideração a estação do ano para definir matérias-primas, cores e sobreposições. Muitas opções acabam trazendo mais indecisão que facilitando a vida. Essas minicoleções trazem a informação para o mundo (e para o mercado, e para a sua empresa) de que você é uma pessoa consistente e bem-informada.
Com esta base, você já pode pensar em customizar os detalhes, com lenços, gravatas (se for o caso), acessórios, pins na lapela, meias coloridas e todas as outras dicas que a nossa especialista em imagem Marcia Hamaoka tem dado aqui no site 21 Graus!