Que tal fazer uma viagem de trem da Inglaterra até a China? É o que promete o governo chinês, que lançou recentemente o trecho Yiwu – Londres, em trens-bala. Em um percurso de 12 mil quilômetros, a viagem tem duração de 18 dias e passa por sete países além da China e da Inglaterra: Cazaquistão, Rússia, Bielorússia, Polônia, Alemanha, Bélgica e França.
Segundo o jornal “O Globo”, há 39 rotas na ferrovia atualmente, ligando 16 cidades chinesas a 12 europeias e o movimento é parte da estratégia do país asiático de reerguer uma antiga Rota da Seda. O caminho que ficou conhecido assim ia de Chang’an na China até Antioquia, na Ásia Menor, mas sua influência se estendeu até a Coreia e o Japão e ele foi fundamental para o crescimento e desenvolvimento de regiões e de grandes civilizações como o Egito Antigo, a Mesopotâmia, a China, a Pérsia a Índia e Roma.
A “Rota da Seda” moderna, terá investimentos da ordem de US$ 115 milhões este ano, de acordo com a agência de notícias Reuters.
Interessado? Pois saiba que se optar pelo trajeto a partir de Londres, ao chegar em Yiwu, você pode visitar o templo Desheng Yan, encravado entre as rochas, a torre de ferro Shuanglin e o mercado municipal, um endereço de cores e sabores exóticos. Os preços da viagem ainda não foram divulgados.