A Fondation Cartier dedicada à arte contemporânea, um dos museus mais incríveis de Paris, traz agora uma mostra que promete agradar aficionados por automóveis. “Autophoto” é 100% sobre a relação entre fotografia e carros.
“Desde sua invenção, o automóvel mudou nossa paisagem, estendeu nossos horizontes geográficos e alterou radicalmente nossa concepção de tempo e espaço, influenciando até a prática da fotografia”, dizem os curadores Xavier Barral e Philippe Séclier, no site da fundação.
Organizada em séries, a exibição reúne 500 trabalhos de artistas históricos e contemporâneos do mundo todo, incluindo Jacques-Henri Lartigue, Lee Friedlander, Rosângela Renno e Yasuhiro Ishimoto.
Ângulos como os refletidos pelos espelhos retrovisores, cenários que têm como composição o design das estradas… tudo virou arte nas mãos destes fotógrafos. Para levar de lembrança, o catálogo da exposição (à venda aqui por 49 euros) inclui mais de 700 reproduções, uma história “alternativa” do design de automóveis e falas dos artistas participantes.
A mostra vai até 24 de setembro.