Blog

21 Graus

abre

Que gim é o destilado da vez ninguém duvida e as marcas internacionais se multiplicam cada vez mais nas prateleiras dos empórios: Hendricks, Tanqueray, Bombay Sapphire, Mare… isso para ficar nos mais conhecidos. Receitas de drinques com a bebida também vão do clássico Dry Martini a versões bem inusitadas de gim tônica. Alguns bares, como o bar., no bairro de Pinheiros, em São Paulo, dedicam até cartas inteiras aos coquetéis preparados à base de gim.

Acontece que agora até o Brasil tem um gim para chamar de seu: no estilo London Dry, o gim – ou gin, como preferem os puristas – Arapuru é produzido com ingredientes locais como frutos secos de imbiriba, sementes de puxuri (uma especiaria que lembra uma mistura de cravo, canela e anis) e de pacová (uma espécie de bananeira), além de caju, mexerica e limão-cravo. A receita foi elaborada por um dos maiores destiladores do mundo, o inglês Rob Dorsett, que tem no currículo mais de 250 marcas do destilado.

O nome Arapuru vem de uma ave-símbolo da Amazônia. Um pássaro pequeno, cujo canto inspirou diversas lendas e é conhecido como uma espécie de amuleto da sorte. Além dos ingredientes brasileiros, o Arapuru leva, é claro, zimbro e coentro, como a maioria dos bons gins. E leva ainda estragão, louro e canela. Já dá para imaginar uma série de drinques que ficariam uma delícia com ele… Se você precisar de inspiração, visite e siga a conta do 21 Graus no Pinterest. É só clicar aqui.

 

*Fotos: Reprodução/Pinterest e Divulgação

ADICIONAR COMENTÁRIO