Por Marcia Hamaoka (texto e fotos)
O lifestyle de Miami pede um ar casual, é o que vemos nas ruas. Este é um lugar onde se pode ter um relógio Rolex e uma Ferrari e usá-los à vontade. A economia daqui estimula o consumo e permite que isso seja desfrutado. O sistema americano funciona, a cidade é lotada com os carros de maior valor no mercado e desfilam pelas ruas e hotspots. Em capitais brasileiras como São Paulo, o carro top de linha é blindado e vai de garagem à garagem. Não se pode nem pensar em usar um Rolex nas ruas, pois existem quadrilhas especializadas em roubá-los.
As casas e ilhas com condomínios, tudo parece tão perfeito! Turisticamente é verdadeiramente uma cidade perfeita! Os investimentos em cultura deram uma nova aura à cidade; eventos de grande porte como a Art Basel e outras exposições afins, o Sony Open de tênis, o festival Ultralive de Música etc. repercutiram positivamente, deixando Miami mais cult e repleta de gente interessante.
Como faz bem sentir o progresso de uma cidade, que já viveu altos e baixos. Em especial Miami Beach, onde a praia é um espetáculo à parte: mar limpo, com infra-estrutura, segurança, tranquilidade e muito sol. O lifestyle tem a atmosfera casual, friendly e solar. Isso tem reflexo direto na moda e o street style é repleto de jeans, bermudas, camisetas, tênis em profusão. O americano tem um jeito prático de se vestir e o brasileiro em geral tem uma proximidade neste quesito. Miami tem marcas interessantes, a maioria pertence a redes que se espalham pelos EUA. Na moda masculina não temos muita novidade, porém o custo-benefício é inigualável.
Vale a pena investir em calças jeans, camisetas, pólos, meias, tênis e acessórios como cintos, óculos, relógios, pastas, bolsas e malas. Sem falar no material esportivo – roupas e acessórios.
Outra dica são peças que estão em alta, como estampas – camuflado e xadrez -, tecidos tecnológicos, moletons, malhas e peças em colorido diferente.
Experimente sempre, veja a peça de frente, de perfil e de costas e verifique se o caimento está perfeito. Não compre se estiver justo ou largo demais, e principalmente se você tem dúvida em relação a alguma peça de roupa.
Algumas boas opções de lojas são John Varvatos, Zara Man, H&M, Banana Republic, The Webster, Bottega Veneta, Brioni, Y3, Seven for All Mankind, Ralph Lauren, entre muitas outras, além das lojas de departamentos: Macy’s, Sack’s, Neyman Marcus. E os outlets, verdadeiros paraísos para compras. A escolha das lojas depende do estilo, que pode ser esportivo, clássico-elegante, tradicional, criativo, sexy, romântico ou urbano. E principalmente do quanto você quer dispender em roupas.
Vimos muito camuflado em camisas e detalhes de roupas, sapatos, xadrez, verde militar, bermudas, camisas de linho, moletons e chapéus. É possível encontrar muitos produtos desses no Brasil, mas o preço não é tão atrativo quanto na Flórida.