É geralmente difícil apontar UMA mania de verão mas não se pode negar que este ano o trono é do Stand Up Paddle. Onde quer que tenha água no Rio de Janeiro, pelo menos uma meia dúzia de adeptos felizes da vida remando com suas pranchas. Até a cantora Rihanna deu pinta numa delas em sua passagem pela cidade maravilhosa, postando em seu instagram imagens sexies de biquíni dourado nos arredores das Ilhas Cagarras.
A musa sabe o que está fazendo. O SUP é um excelente exercício, trabalhando membros inferiores e superiores, abdomen, equilíbrio e força. Isso tudo em contato com a natureza, em água doce ou no mar. Primo do surf e da canoa havaiana, parece algo inventado no Arpoador, tamanha a identificação com os hábitos cariocas. Mas a mobilidade que o remo dá, livrando o praticante da necessidade de perseguir ondas, faz o prazer ainda mais democrático. Fora usos variados da prancha, como base para movimentos de ioga, num ambiente zen de fazer inveja aos monges tibetanos. Tem quem prefira surfar mesmo, e nesse caso o remo é um ótimo aliado.
Com pranchas disponíveis para aluguel e diversos instrutores por toda a cidade, é possível experimentar antes de investir no equipamento. Mas quem já provou jura que é viciante. Que tal aproveitar o fim de semana de sol e mar calmo para testar as primeiras remadas?