Que os cérebros de cada um são diferentes a ciência já provou. Mas será que a neurociência também justifica a confirmação de alguns estereótipos sexistas? Por mais que se tente explicar alguns hábitos e manias de cada gênero por razões culturais, nem a mais radical das feministas pode negar que alguns conceitos são mais familiares a homens ou a mulheres, e um centro de pesquisas de uma universidade belga criou um teste que comprova essa tese.
Disponível em inglês, o quiz do Centro de Estudos da Leitura da Universidade de Ghent apresenta uma série de palavras, existentes ou inventadas, para que a pessoa indique se a conhece e sabe o seu significado. Os resultados de mais de quinhentos mil testes online deram aos pesquisadores duas listas, com palavras que um dos sexos entende e o outro nem sabe se de fato existem. Segundo o site da instituição, elas podem por exemplo desmascarar alguém que esteja se fingindo de outra coisa online, um clássico dos nossos dias, em que casais se formam sem nunca estarem fisicamente juntos.
E em português? Quais seriam as palavras reveladoras? Listamos cinco para cada sexo, a caixa de comentários está aberta para suas sugestões ;).
HOMENS:
trivela
arruela
codec
rolimã
búlica
MULHERES:
tafetá
progesterona
mascarpone
drapeado
delineador