Blog

21 Graus

Senna de volta ao autódromo de Suzuka

Com a estreia de Rush nos cinemas, muita gente ficou com saudade de velhos domingos de F1 e, principalmente, de Ayrton Senna. O maior piloto brasileiro da categoria já morreu há quase 20 anos e ainda hoje é referência, merecendo todo tipo de homenagens.

senna@imola94

Uma das mais emocionantes foi realizada pela Honda, que está reeditando a parceria com a McLaren para o fornecimento de motores para os carros da escuderia. Para celebrar esse retorno, a montadora relembrou Senna recriando uma volta histórica do piloto, que garantiu a pole do GP do Japão em 1989.

 

ayrton_senna_honda_2

 

Com os dados da telemetria registrados na época, a equipe da Honda distribuiu alto-falantes e holofotes pelo autódromo, permitindo que o som do motor da McLaren MP4/5 percorresse o circuito acompanhado de feixes de luz. O resultado é impressionante, confira abaixo.

Os amantes da F1 não esquecem desse campeonato. Foi exatamente no GP do Japão que a rivalidade entre Senna e Alain Prost teve um de seus embates mais dramáticos. Podendo ganhar o campeonato por antecipação se Ayrton não pontuasse nessa corrida, o francês forçou uma colisão para tirar ambos da prova. Mas o brasileiro não desistiu, trocou o bico do carro, voltou e ultrapassou a todos, vencendo a prova. Os juízes, porém, o desclassificaram por uma suposta manobra ilegal e Prost sagrou-se campeão. No ano seguinte, Senna se vingou batendo no carro do rival ainda na largada, garantindo o bi campeonato antes mesmo da primeira volta.

ADICIONAR COMENTÁRIO