Para as gerações nascidas na era digital jogar online em aparelhinhos portáteis é a coisa mais banal do mundo. Mas houve um tempo, não tão distante, em que, fora dos tabuleiros e mesas de baralho ou cassinos, jogar não era exatamente algo que se fizesse ligado na tomada. O engenheiro Ralph Baer, morto no último sábado nos Estados Unidos, foi o grande responsável por mudar essa realidade.
Conhecido como o “pai dos videogames”, ele começou já em 1966 a pensar num dispositivo que permitisse usar a TV como plataforma para jogos. Na época, recebeu uma bolsa de US$ 2000 para pesquisa e mais US$ 500 para material, além da ajuda de dois profissionais que o ajudaram com o primeiro protótipo. O resultado foi a brown box, patenteada em 1971 e lançada no mercado no ano seguinte como Odyssey. No vídeo abaixo, Baer testa com um colega a “caixa marrom”, explicando como ela funcionava num aparelho de TV pb.
Incansável, Ralph Baer também foi um dos criadores do Simon (conhecido no Brasil como Genius), o sonho de consumo das crianças do início dos anos 80, que encantou até o E.T. de Spielberg. Seja qual for a sua idade, se você já pegou num joystick ou console, certamente tem muito o que agradecer a esse simpático velhinho.