O ator Gene Wilder morreu ontem, aos 83 anos, após 3 anos de luta contra o mal de Alzheimer. Seu papel mais famoso foi Willy Wonka, o protagonista de “A Fantástica Fábrica de Chocolates” (1971), mas seu talento vai muito além disso.
Ele nasceu com o nome de Jerome Silberman, em Milwaukee, nos Estados Unidos. Seu primeiro papel foi em uma produção off-Broadway, “Roots”, em 1961 e seis anos depois ele emplacou seu primeiro personagem no cinema, em “ Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas”. Em 1972, veio “Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo E Tinha Medo de Perguntar”, de Woody Allen e, em 1974 foi indicado ao Oscar pelo roteiro de “O jovem Frankenstein”. Comédias, como “Loucos de Dar Nó” (1980), “Hanky Panky, Uma Dupla em Apuros” (1982) e o clássico “Dama de Vermelho”, de 1984, também escreveram sua história.
Seu estilo ficou marcado pelos cabelos propositalmente desgrenhados, pelas camisas de gola pontuda com o primeiro botão aberto, pelas malhas de textura delicada e pela preferência por cores básicas, principalmente variações de azul, que valorizavam ainda mais seu marcante olhar.
R.I.P., Gene Wilder!