Está aí uma pergunta levantada por 9 em cada 10 homens: quantos ternos preciso ter? A resposta não é uma só, mas, para começar, vamos falar de conceitos de moda: a palavra terno remete a três, por isso ele precisa ter três peças (calça, paletó e colete). Se for apenas a dupla calça e paletó, estamos falando de um costume.
Antes de responder quantos você precisa ter no guarda-roupa, porém, é importante entender qual é seu estilo de vida e sua profissão. Para um direcionamento mais personalizado, procure meu serviço como consultora de imagem. Mas é claro que eu não vou deixar sua pergunta sem resposta. Vamos lá:
1. Se você trabalha de terno de segunda a sexta, precisa de seis. Pense que um sempre estará na lavanderia.
2. Em primeiro lugar, invista em um azul-marinho, bem curinga.
3. Quer investir no segundo? Escolha um cinza-escuro.
4. Um terceiro? Fique com um cinza médio.
5. Por que ainda não mencionei o preto? Porque ele exige cuidado na hora de compor o look, para não parecer uniforme, como usam garçons e seguranças.
6. E se você não trabalha de terno? Fique apenas com o azul-marinho.
7. Qual a melhor forma de conservar seu terno? Limpo, dentro de um saco de TNT, que permite à roupa respirar, ao contrário do plástico.
8. E como escolher? Prefira um corte mais slim, porque emagrece e está em alta.
9. Quanto aos acessórios, um lenço de bolso é a escolha acertada e também está na moda. Já o cinto só é indispensável se o ambiente for muito formal. De resto, pode até investir em uma calça sem passantes.
10. E o smoking? Sinto informá-lo, mas você precisa ter o seu. Jamais alugue um se tiver um evento que pede black tie. A sensação de usar sua própria roupa é infinitamente melhor. E o caimento, então…