Muita gente associa uma especialista em imagem à personal stylist que veste celebridades e, por isso, tende a pensar que é uma profissional que atua apenas neste mercado e, principalmente, que cobra muito por isso. Mas não é verdade.
E neste universo existem a consultora de imagem, que tem como principal papel construir uma imagem para o cliente, e a especialista em imagem, que tem uma função mais abrangente. Eu, por exemplo, que atuo principalmente na área masculina, uso conhecimentos em antropologia e até psicologia para entender o estilo do meu cliente. E também faço uma análise de seu cotidiano, das situações que ele vive em seu dia a dia. Assim, posso ajudá-lo a desenhar uma identidade de executivo bem sucedido dentro da sua personalidade. Isto, mesmo nas temidas “casual Fridays”, as sextas-feiras em que ele não precisa usar costume e gravata, e que costumam suscitar muitas dúvidas.
Posso também orientá-lo em um ambiente mais criativo: um designer, publicitário ou sócio de uma startup não precisa se vestir de maneira básica. Pelo contrário: espera-se que ele demonstre atitude. Ao mesmo tempo, não dá pra apelar para bermuda e camiseta.
E aos finais de semana? Também existem certas regras, afinal, você pode encontrar aquele cliente no cinema, na praia…
Mas não se trata apenas de um código de vestimentas: além da mensagem que você deseja transmitir, é importante que se sinta bem em sua própria pele, por isso, meu objetivo é te ajudar a encontrar seu estilo. Assim, você não vai parecer um ator dentro do figurino errado.
Por isso, na dúvida, não hesite e busque um profissional especializado. Ele não é luxo: é necessidade.