Se você não é muito de praia, quer fugir do burburinho de turistas no Pão de Açúcar e Cristo Redentor e curte descobrir curiosidades sobre o passado do Rio de Janeiro, o passeio a pé pelo centro histórico da cidade é um programão! A região concentra os principais monumentos e edifícios tombados da cidade e reconta a história do Rio Antigo, capital federal do Brasil, através de praças, palácios, teatros e igrejas centenárias.
Uma sugestão é começar na Praça XV, a entrada da cidade. Além do Paço Imperial, que foi sede do governo real no Rio, o local abriga o Convento do Carmo, onde viveu a mãe de D. João, D. Maria I.
Do lado esquerdo de quem olha para o mar, uma série de ruazinhas também merecem ser visitadas. A rua do Mercado, a rua do Ouvidor, a rua do Rosário e a travessa do Comércio, por exemplo, compõem um emaranhado de boemia e história no coração da cidade. Não se esqueça de passar pelo Arco do Teles, marco da arquitetura carioca e o que restou da antiga residência da família Teles de Menezes
Do lado direito, o largo da Carioca, onde está localizado o Convento de Santo Antônio e uma série de igrejas anexas do período colonial. Mais adiante, a Cinelândia, nome popular da Praça Floriano e endereço do Theatro Municipal.
De lambuja, fizemos uma lista com alguns dos centros culturais mais bacanas da área:
Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66.
Caixa Cultural. Av. Almirante Barroso, 25. / Av. Chile, 230.
Museu Nacional de Belas Artes. Av. Rio Branco, 199.
Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/n.
Real Gabinete Português de Leitura. Rua Luís de Camões, 30.
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Rua Luís de Camões, 68.