Blog

21 Graus

Parka: quando nasceu e como usar

abre

Em 1950, os Estados Unidos viviam a tensão da Guerra Fria e alguns de seus soldados foram para a Guerra da Coreia. Detalhe: totalmente despreparados para o frio que enfrentariam por lá. E é aí que você vê que tudo na história da moda tem sua razão de ser. Cerca de um ano depois nascia um casaco impermeável, que cobria até os joelhos e tinha uma cordinha para poder ser amarrado às pernas para não “levantar voo” durante uma ventania mais forte.

Feita de nylon e algodão e originalmente, é claro, no tom verde-militar, a parka acabou se tornando um clássico do guarda-roupa masculino e foi adotada fortemente pelo streetwear nos anos 60/70. Hoje, ele volta sempre às passarelas, vez ou outra com mais intensidade, como nas últimas coleções, e é a peça-chave para os dias chuvosos quando você quer variar do bom e velho trench coat. Usá-la não tem segredos. Dá uma olhada:

O streetwear rejuvenesceu a parka, e ela vai muito bem com looks assim, então combiná-la a jeans rasgados, coturnos e outros elementos bem urbanos, como acessórios em couro, é sempre um acerto.

Um look básico para quem ainda está descobrindo a parka é o total black, com variedade de texturas e padronagens, porque fica elegante e frequenta qualquer ambiente casual sem cair no básico sem-graça. O tênis branco e a barra da calça dobrada trazem um ar mais despojado à produção.

A gola de pelos, bem comum neste tipo de agasalho, traz um elemento de conforto e aconchego a mais, mas aqui no Brasil de clima tropical vai ser pouco usada, então é uma escolha menos versátil.

Os modelos mais alongados e oversized de parka são a aposta da vez, devido à influência na moda de marcas como a Vêtements e, no Brasil, a LAB, de Emicida.

Mas a peça não vai somente a ambientes casuais e combina também com costume e gravata. Mas opte por ambos em modelos slim, afinal, você não quer aparentar um volume que não tem em situações mais formais, certo?

 

*Para mais referências sobre como usar sua parka, visite o Pinterest do 21 Graus e siga nossa pasta “Parka – inspirações e estilos”.

ADICIONAR COMENTÁRIO