Começou ontem a Paralimpíada Rio 2016 e estamos todos curiosos para saber quantas medalhas estes heróis podem nos trazer. Seguem abaixo minhas apostas:
Daniel Dias
Portador de uma má formação côngenita que comprometeu seus dois braços e sua perna direita, Daniel Dias tem 30 medalhas em mundiais de natação paralímpica. Em Pequim, em 2008, colocou nove medalhas (quatro ouros, quatro pratas e um bronze) no peito. Em 2012, em Londres, levou seis ouros: 200m livre classe S5, 50m livre S5, 100m peito SB4, 50m costas S5, 50m borboleta S5 e 100m livre S5. Por isso, é uma das nossas maiores esperanças de medalhas.
Felipe Gomes
Felipe Gomes é o atual campeão Paralímpico nos 200m classe T11 e vai defender seu título. Ele ainda voltou do Parapan de Toronto 2015 com dois ouros (400m e 4x100m T11-13) e uma prata. Ao portal oficial dos Jogos Olímpicos, do Governo Federal, ele disse: “Acredito que dedicação, sacrifício e vontade de vencer podem te levar a outro nível. Um atleta sempre quer mais quando ele tem paixão pelo esporte. Uma vez que você conquista a medalha, você percebe quantas lutas venceu. Que toda a dedicação e sacrifício valeram a pena”, diz o velocista, que sonha levar o ouro no Rio, é claro.
Jefinho
Na versão do futebol para deficientes visuais, o Brasil é tricampeão Paralímpico, e dois jogadores, Jefinho e Ricardinho, já foram eleitos melhores do mundo. Curiosamente, Jefinho –que perdeu a visão na infância, como decorrência de um glaucoma – passou pela natação e pelo atletismo antes de chegar ao “futebol de 5” e no Mundial de 2014 do Japão ajudou o Brasil a derrotar a Argentina na final, por 1 a 0. “O Brasil é o país do futebol”, gosta de repetir mais um forte candidato ao ouro para o nosso país.
Leomon Moreno
O goalball é um jogo praticado por atletas que possuem deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola com as mãos no gol do adversário. Um dos destaques da modalidade no Brasil é Leomon Moreno, que trouxe nossa medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, foi ouro no Campeonato Mundial da Finlândia, no ano passado, e também em Toronto 2015. Estamos na torcida!
Antônio Tenório
Com cinco participações nos Jogos Paralímpicos e quatro medalhas de ouro, o judoca Antônio Tenório da Silva é o 6º maior vencedor do Brasil nos Jogos. E ainda fez história em Atlanta-1996 ao se tornar o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha de ouro em uma modalidade diferente do atletismo e da natação. Tenório ainda foi ouro em Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008, e conquistou um bronze em Londres-2012. Na categoria 100 kg do judô não tem pra ninguém!