A marca japonesa Nintendo fez a alegria de crianças e adolescentes dos anos 80 e 90 com a criação de personagens como Pokémon, Super Mario, Street Fighter e Donkey Kong. E olha que curioso: a empresa foi fundada em 1889 como uma fábrica de cartas de um baralho chamado Hanafuda, tradicional no Japão. Quando, em 1950, Hiroshi Yamauchi, bisneto do fundador da empresa, assumiu sua presidência, tratou de globalizar a Nintendo, fazendo uma parceria com a Disney para estampar as cartas com seus personagens.
Depois de um período de altos e baixos (mais baixos que altos, com o baralho perdendo a preferência da criançada), na década de 70 a empresa percebeu que jogos eletrônicos, como Atari, vieram para ficar e entra definitivamente neste ramo com a fabricação de pequenos aparelhos eletrônicos equipados com uma tela de cristal líquido, chamados Game & Watch. Era o começo da era digital da empresa, que continuou nos anos 80 com a fabricação de fliperamas e do portátil Game Boy. Mas foi perdendo espaço a partir de 1995, quando a Sony lançou o Play Station, que usava CDs, ao contrário da maioria das marcas, que ainda apostava em cartuchos.
E por que estou falando isso em um site de moda masculina? Porque recentemente a marca de tênis Vans anunciou uma coleção em parceria com a Nintendo. Sim, os personagens de “Lenda de Zelda”, “Super Mario World” e “Donkey Kong” estampam bonés, moletons, tênis, slippers, meias e camisetas para geeks, descolados e nostálgicos de plantão. Eu achei o máximo!