Uma polêmica recente envolvendo um aplicativo um tanto comprometedor trouxe mais uma vez à tona a discussão a respeito da privacidade nas redes sociais. O “Bang With Friends” – app que possibilita encontros casuais entre usuários do Facebook – deixou escapar a lista dos inscritos e causou bastante tumulto.
A confusão aconteceu pois o app adotava as configurações gerais de privacidade estabelecidos pela pessoa em seu perfil e retomou a questão: o que o Facebook divulga sem que você perceba? O episódio foi um alerta para rever as configurações do site e fugir de contratempos como esse. Veja algumas dicas:
1. Um conjunto de atalhos entre os botões “Página Inicial” e “Configurações” possibilita uma visão geral dos controles de privacidade. O ícone do cadeado oferece configurações como: quem pode ver o que você posta, quem pode contatá-lo e como bloquear alguém.
2. O “Registro de Atividades” apareceu no site no ano passado e é o lugar ideal para revisar o que está sendo divulgado. A ferramenta ainda facilita o ajuste das configurações de privacidade de cada post ou ação. Confira com frequência!
3. Fique atento às configurações dos aplicativos, pois eles são os grandes campeões em publicações automáticas na linha do tempo. Com certeza você já soube que alguém completou uma fase em um jogo ou leu uma matéria em algum app de notícias.
Para se livrar de possíveis saias-justas, na hora de autorizar o app, escolha “Somente eu” no seletor de público. Caso o app publique algo, só você vai ver!