Hoje em dia, todo e qualquer assunto que se preze – dramático ou divertido, nacional ou internacional – vira meme. Às vezes até mesmo antes de virar notícia. Um meme é um fenômeno típico da internet e pode assumir a forma de imagens legendadas, vídeos virais ou expressões difundidas pelas mídias sociais. Pare e pense: quantos memes você já recebeu essa semana?
Pois é. Aí que um grupo de estudantes da Universidade Federal Fluminense criou o Museu de Memes, um site que traz “um acervo de referência para pesquisadores interessados na investigação sobre o universo dos memes, do humor e das práticas de construção de identidades e representações em comunidades virtuais”. Para os alunos, é um projeto de experimentação em linguagem midiática que envolve pesquisa, ensino e extensão e reúne memes desde 2011.
Para nós, leitores, pode ser uma maneira bem divertida de passar o tempo lembrando as piadas que já foram feitas com todos os assuntos imagináveis. Quer ver?
Wynona Rider
No momento em que o elenco de “Stranger Things” subiu ao palco para receber um prêmio, a atriz Winona Ryder (que interpreta a mãe do protagonista na série), deu um show à parte com suas expressões faciais durante o discurso de seu colega de elenco, David Harbour.
Felix Bicha Má
Félix Bicha Má é uma fanpage do Facebook inspirada no personagem homônimo, vivido por Mateus Solano na telenovela “Amor à Vida” (2013), da Rede Globo.
Bode Gaiato
Bode Gaiato é uma fanpage criada em 2013 por um pernambucano de Caruaru, o estudante de engenharia elétrica Bruno Melo, cujo conteúdo apresenta situações cotidianas apresentadas de forma bem humorada por um bode nordestino.