Blog

21 Graus

O futurismo em livro

Futurismo - abre

Movimento, luz, cor e velocidade. Essas eram as palavras de ordem do Futurismo, movimento artístico inspirado na “virada tecnológica” do século 20. E o conceito fica claro em “Futurism” (Taschen, 96 pág., US$ 14.99), livro com textos de Sylvia Martin, PhD em história da arte e ex-curadora do Kunstmuseum de Düsseldorf.

Futurismo 4

As páginas revelam os protagonistas do movimento, suas influências e controvérsias – afinal, o Futurismo glorificava a guerra, provocava a elite acadêmica europeia e defendia o progresso ao mesmo tempo.

Futurismo 6

Fundado em 1909 por Filippo Tommaso Marinetti, Giacomo Balla, Umberto Boccioni, Carlo Carrà e Gino Severini, o Futurismo valorizava a movimentação e as máquinas que surgiam na época. Acabou se espalhando entre pintores, escultores, designers, arquitetos e escritores, encantados com uma modernidade pura e forte.

Futurismo 1

Sua importância na história da arte foi combinar movimento, luz e velocidade e fazer experimentações com texturas e cores para simular objetos se mexendo pelo espaço.

Futurismo capa

Como todas as publicações da editora alemã Taschen, a curadoria desse livro é primorosa e ele pode ser um belo presente de Natal para apreciadores da arte.

 

 

ADICIONAR COMENTÁRIO