Usar costume e gravata para trabalhar em escritórios formais é ponto passivo na grande maioria dos países do ocidente, mas existem variações sutis entre um país e outro. Quer ver?
Itália
A pátria da alfaiataria tem um approach mais clássico, como um costume de abotoamento duplo navy, é a escolha dos grandes executivos italianos. O azul costuma se repetir na camisa ou na gravata e muitas vezes ambas são estampadas, inclusive. Bons exemplos são os looks do empresário Luca di Montezemolo.
Estados Unidos
Os americanos – sobretudo nova-iorquinos – apreciam tanto a dupla costume + gravata que usam até em bares e restaurantes mais sofisticados. Prestam atenção nos detalhes, como sapatos e relógios, uma estampa risca-de-giz e um lenço no bolso. Taí Ralph Lauren para provar.
Inglaterra
Não são fãs de cores marcantes, na verdade, interpretam as cores como uma mensagem de que você faz parte de tal clã ou família, então vale tomar cuidado em uma reunião de negócios por lá. Um costume navy é escolha acertada. E o restante do look bebe da mesma fonte de discrição, como faz com maestria o príncipe William.
França
Costume cinza escuro, camisa azul-claro e gravata em uma variação desses dois tons compõem o uniforme do executivo francês bem-sucedido. Mas há exceções para os tons claros, muito mais que em seus países vizinhos. Sapatos marrons e calçados em suede trazem o ponto de personalidade ao visual. E os franceses fazem isso bem como poucos, que o diga o produtor e músico Bertrad Burgalat.
Fotos: Reprodução/Pinterest