Blog

21 Graus

O business da moda – muito além da roupa

Mulheres lindas, roupas inacreditáveis, fofocas de primeira fila… As semanas de moda podem parecer uma verdadeira gaiola das loucas para nós mas na verdade elas representam um grande momento do mundo dos negócios. Além das nossas namoradas e esposas, outras (e outros) milhões de habitantes do planeta serão influenciados pelo que será visto nas passarelas desses eventos, como a semana de Nova York, que vai até a próxima 5ª feira.

blur

Conhecida exatamente pelo viés de negócio, o evento da cidade americana se opõe as semanas de moda europeias, que mostram tendências mais artísticas e ousadas. Na cidade que nunca dorme, as marcas apresentam roupas mais comerciais e não vemos tanto aquelas roupas que parecem impossíveis de usar. Segundo a editora de moda do insuspeito Financial Times, o evento traz para a cidade cerca de US$ 865 milhões em apenas sete dias. Dá para comparar o impacto da Fashion Week a eventos esportivos mundiais, tamanho o engajamento e a participação online de fãs – e gente de mercado – do mundo todo. Em Nova York o patrocínio é de ninguém menos que a Mercedez Benz.

NYFW_Fall-2013

Mais do que apenas desenhos de estilistas, as roupas criadas e selecionadas por nomes chave da moda (como editores de grandes publicações e compradores de grandes magazines) se transformam literalmente em sonhos de consumo, sendo copiadas, reproduzidas e principalmente vendidas por todo o planeta. No documentário “The september issue”, que acompanha a super poderosa Anna Wintour, editora da Vogue que inspirou a personagem de “O diabo veste Prada”, há uma cena em que isso fica muito evidente. Ela é convidada para um café da manhã em Paris com o CEO da maior cadeias de lojas de departamentos de luxo  americana no qual ele pede que Wintour convença os estilistas a cumprirem os prazos. Em outro momento do filme, ela indica o novo estilista da GAP, decidindo os rumos de uma marca de escala global e mudando para sempre a vida de um filho de imigrantes.

O Brasil este ano está representado pela Osklen, que desfila hoje à noite na tenda do Lincoln Center. Além, é claro, de diversas modelos made in Brazil.  

 

ADICIONAR COMENTÁRIO