Bem propício para tempos de Olimpíada – que começa hoje – vamos falar sobre uma tendência que veio chegando devagarinho há cerca de cinco anos e agora dominou todas as ruas: não se trata do sportswear tradicional, mas sim de peças esportivas indo a praticamente todo tipo de ocasião. Nos últimos anos, elas estiveram nas passarelas de marcas como Astrid Andersen, Bottega Veneta, Burberry, Chloé, Christopher Shannon, Gosha Rubchinskiy, Louis Vuitton e Vetements.
Em cores e estampas da estação, com tecidos tecnológicos, as calças e jaquetas que chamamos informalmente de “agasalho” trazem conforto e personalidade ao look, por isso andam tão em alta. Além disso, ter tempo hoje em dia – e praticar exercícios – é um dos maiores luxos disponíveis. Some a fome com a vontade de comer, e ainda os grandes avanços da indústria têxtil em termos de materiais que não deformam, não desbotam e ainda são inteligentes/tecnológicos e… voilà.
Tudo começou lá pelos idos de 1930, quando um químico chamado Wallace Hume Carothers foi contratado pela DuPont para desenvolver uma alternativa sintética à seda, que já estava muito cara à época. O resultado foi o desenvolvimento do nylon, que passou a ser produzido comercialmente em 1938 e tornou possível este amplo crescimento do mercado chamado em inglês de leisurewear, ou seja, roupas de lazer.
Aproveite para conferir ao longo deste post alguns dos modelos mais bacanas do momento – e boas ideias de como usá-los.