Gente, essa semana foi animada!
A convite da AICI (Associação Internacional das Consultoras de Imagem) Brasil, dei duas palestras com o tema “Nichos de Mercado da Consultoria de Imagem”: terça-feira, foi no shopping Village Mall no Rio e quarta, em Brasília – em uma apresentação online.
Como acabei me especializando em moda masculina, gosto quando me chamam para falar sobre nichos de mercado da consultoria de imagem, pois faço um balanço da minha trajetória até aqui e posso dividir minhas experiências. Como sempre, mais que uma palestra, tudo acaba se tornando um gostoso bate-papo. Venham ver a conversa que rolou entre mim e a Rachel Jordan, presidente da AICI:
AICI: Como você vê o mercado de consultoria de imagem atualmente?
Eu: Entre tantos profissionais, novos e antigos, vejo que tem um campo a ser trabalhado. Mais que isso: tem um lado a ser desmistificado, afinal, consultoria de imagem não é apenas luxo, muito menos um serviço supérfluo. Orientar os clientes a saber se vestir de forma a expressar sua personalidade e valorizar seu corpo é um grande desafio.
AICI: Há quanto tempo você trabalha com este nicho de mercado?
Eu: Trabalho dedicada à imagem masculina há cercade de cinco anos.
AICI: Teve ajuda de algum coach para entender qual seria o seu foco?
Eu: Sim. Contei com duas profissionais para isso.
AICI: Acredita que existam muitos nichos a serem supridos na consultoria de imagem? Quais?
Eu: Existem ondas, como branding e coaching, e é mais difícil alguém criar um nicho hoje em dia, mas vale prestar atenção nas aptidões de cada profissional e nas necessidades do mercado. Como a consultoria de imagem é um trabalho em que o profissional orienta o cliente em direção ao autoconhecimento, ele mesmo precisa se conhecer, antes de tudo.
AICI: Você acredita que muitas consultoras de imagem ficam perdidas na hora de escolher um nicho?
Eu: A maioria começa com a consultoria de imagem feminina para depois optar por um nicho de mercado mais específico ou diferente.
AICI: Qual a importância de ser parte da AICI?
Eu: Além de ser uma boa rede de relacionamentos com profissionais de áreas afins, ainda temos contatos com conteúdos e pessoas que complementam nossa profissão.
AICI: Na sua visão, ainda existem muitas pessoas que não conhecem o mercado de consultoria de imagem?
Eu: Sim. Muitas pessoas ainda acham que é a mesma coisa que personal stylist, consultor de moda, consultor de estilo…
AICI: Quando começou a trabalhar mais focada no seu nicho de mercado sentiu diferença na percepção dos clientes?
Eu: Percebi, porque foco direciona linguagem e postura. Acabamos assumindo uma comunicação integrada entre o que somos e o que fazemos, cumprindo um propósito. Consequentemente, isso muda a forma como o púbico nos vê.
AICI: Qual foi um de seus maiores desafios profissionais?
Eu: Bem, falar em público, para mim, é difícil, então dar aula de consultoria de imagem masculina foi desafiador. Mas, ao mesmo tempo, vale a pena porque explicar o que eu sei e formar profissionais é engrandecedor.