Blog

21 Graus

Ainda vivemos numa sociedade machista. E muitas das tarefas atribuídas às mulheres são mesmo muito chatas, é difícil que um homem se rebele contra essas práticas. O homem contemporâneo, porém, leva as crianças em festinhas e participa cada vez mais, por isso o protesto de Ashton Kutcher foi uma agradável surpresa para quem não concorda que pai é o cara simpático que só interage com os filhos na hora da diversão. Ou da bronca. O ator lançou uma petição via internet para que grandes lojas comecem a oferecer fraldários também no banheiro masculino. 

 

Pai de uma menina de cinco meses com a atriz Mila Kunis, o astro de Hollywood vem levantando bandeiras em prol da igualdade de gênero. Afinal, não podemos em pleno século XXI continuar achando que cuidar de criança não é coisa de homem. Em plena era digital, soa mal se referir ao pai que divide as tarefas como aquele que ajuda, como se elas não fossem responsabilidade de ambos os genitores. Mudanças nas leis, inclusive aqui no Brasil, vêm ajudando a sociedade a reconhecer que os dois adultos (seja de qual for o sexo) responsáveis pela criança têm os mesmos direitos. E deveres. Mesmo com o controverso Estatuto da Família por aqui.


Os primeiros alvos de Kutcher foram a Target e a Costco, por representarem grandes cadeias muito visitadas por famílias. Segundo o ator, um movimento por parte destas marcas seria um excelente pontapé inicial, dando exemplo para centenas de outras lojas. Aqui no Brasil, já existem em alguns shoppings o banheiro familiar, em que crianças entram acompanhadas de adultos, sejam mães, pais ou babás. Mudanças são necessárias e bem-vindas.   

ADICIONAR COMENTÁRIO