A comparação perfeita é do jornalista Sérgio Augusto, já no prefácio – os cartuns estão para a New Yorker assim como as coelhinhas para a Playboy. Conhecida em todo mundo pelos artigos de altíssimo nível e grandes reportagens, é nessas pequenas pérolas do humor que a revista americana tem o seu melhor cartão de visitas. A capa desta semana, por exemplo, celebra a aprovação do casamento gay com uma charge, estrelando Ênio e Beto como um casal.
Acessíveis via assinatura na revista ou pelo site da publicação, os cartuns estão disponíveis no Brasil na coleção The New Yorker Cartoons, publicada pela Desiderata. Com excelente tradução de Sérgio Augusto, que conseguiu manter a graça original adaptando alguns detalhes para a nossa realidade, ela traz seis volumes: Gatos, Cachorros, Médicos, Advogados, Terapia e Dinheiro.
Nas páginas de cada um deles, o melhor time de artistas do cartum americano brinca com algumas de nossas obsessões e manias, retratando com um humor inteligente e de muito bom gosto as peculiaridades da natureza humana. Inclusive nos volumes dedicados aos animais de estimação. Ótima oportunidade para se conhecer mais essa forma de arte atemporal.
Coleção The New Yorker Cartoons
Editora Desiderata
96 pp (por volume)
Preço sugerido: R$ 49,90 cada