Por Marcia Hamaoka
A peça mais democrática, versátil e confortável – depois da camiseta branca –, é sem dúvida nenhuma o jeans. É raro um homem não usá-lo.
Criado por Levi Strauss, em plena corrida do ouro nos EUA, era usado como uniforme de trabalho, pois seu modelo, tecido resistente, costuras e acabamento reforçados permitiam trabalho braçal pesado. Mais tarde, no século XX, o jeans foi símbolo de rebeldia, influenciado pelo cinema de James Dean. Depois disso, passou a ser usado casualmente por quase todos, especialmente jovens. Virou um clássico!
Já há algum tempo, o jeans é fartamente encontrado nas lojas, em diversos modelos e cores. Mas é preciso ter atenção ao adquirir uma peça masculina: escolha um modelo que seja adequado ao seu corpo e estilo.
Uma calça que geralmente fica bem e alonga a silhueta é a de modelo reto, com lavagem simples, que pode ser usada casualmente e para o trabalho, se o ambiente permitir. Quanto mais escura, melhor o efeito emagrecedor.
Um combinação acertada é usar com camiseta, blazer e sapato social. Outra boa opção é combinar jeans com jeans, desde que com cores diferentes, como por exemplo camisa jeans clara e calça black jeans escura. Dê preferência para a cor clara e as texturas diferentes na parte de cima, como camisa desgastada e calça jeans tradicional. Tome cuidado apenas com o excesso de informação, como tachas, bordados, rasgados etc., pode ficar estranho.
Não use botas tipo cowboy para não parecer um cantor sertanejo!
Use a criatividade e abuse do seu estilo, assim não vai parecer que você saiu de uniforme. Ouse!