Blog

21 Graus

Jeans: história, tradição e rebeldia

abre

Ontem, em São Paulo, aconteceu a segunda noite do evento “Homem Brasileiro 2016”, comandado pelo estilista Mario Queiroz. As palestras falaram sobre o papel do homem e suas relações com moda, design, televisão, mídia, poder, futebol e grooming. Dentro desta programação eclética, ontem assistimos à palestra da Sueli Pereira, gerente de comunicação e moda da Santista, que trabalha há mais de 20 anos com jeans e falou um pouco sobre este universo. “Hoje 85% das vendas de denim da Santista no Brasil são para o público feminino, mas ele nasceu masculino”, disse. E percorreu a história da matéria-prima que se transformou em estilo de vida. Acompanhe:

anos 50

1. O jeans sempre foi sinônimo de trabalho, mas nos anos 50 passou a ter sua imagem associada à juventude, principalmente graças ao cinema. Marilyn Monroe fez até campanha publicitária de jeans.

2. No Brasil, em 1954, a Alpargatas lançou o brim Coringa e as pessoas compravam a calça Far West achando que era importada. Nos anos 70, a Santista lançou pela primeira vez em território nacional o “verdadeiro índigo”.

calvin
3. Nos anos 70, a Calvin Klein leva o jeans para a passarela e o torna artigo fashion, mostrando o elástico do underwear.

4. O jeans se torna punk nos anos 80 e as calças baggy e destroyed predominam.

punk

5. Na década de 90, acompanhamos evolução de tecnologia e conceitos.

6. Nos anos 2000, é a vez do jeans-couture e a matéria-prima se desenvolve: até na metade dos anos 90 eram 20 variedades. Hoje são centenas.

couture

7. As marcas masculinas que produzem alguns dos jeans mais bacanas hoje são a G Star, da qual o superestiloso Pharrell Williams se tornou sócio, a russa Gosha Rubchinskiy e a francesa Vêtements. As fotos são as que abrem este post.

8. E o futuro? Sueli aposta em três grandes tendências para o jeans: o desenvolvimento de novas fibras (como liocel e poliblend) para trazer mais conforto, os cortes skinny e jogger, favoráveis ao fitness, cuja procura cresce com novos estilos de vida, que adotam a bike em seu dia-a-dia, por exemplo, e a combinação entre sofisticação e performance dos jeans premium.