Dois deles não chegaram aos 64. Mas o mito permanece vivo, haja visto o frisson com a recente apresentação dos dois sobreviventes da banda que mudou a história da música no século XX. Dentro das lendas que envolvem os Beatles, uma delas está completando 50 anos – a invasão da América.
No ano seguinte à gravação de Please please me, o primeiro disco, o grupo fez uma viagem para os Estados Unidos. Na agenda, uma apresentação no Ed Sullivan Show, um programa de auditório típico dos anos 1960, com adolescentes animadas e uma lista bem eclética de atrações. Surpreendendo a todos que já tinham passado de 17 anos, os quatro de Liverpool foram recebidos por mais de 3000 fãs histéricas ainda no aeroporto de Nova York. Dois dias depois, os Beatles tocaram no tal programa e desde então o mundo pop nunca mais se recuperou.
Entre as comemorações deste marco, está a regravação desse primeiro disco dos Fab Four. Na semana passada, um grupo de músicos recriou a sessão de meia década atrás. Assim como em 63, dez faixas foram gravadas num só dia, sem grandes manobras técnicas. Nomes como Joss Stone, Mick Hucknall (ex Simply Red), Graham Coxon (do Blur) e Beverley Knight foram ao estúdio da Abbey Road para essa homenagem, que irá ao ar no rádio pela BBC 2 no sábado no Reino Unido. Nada supera o original mas é sempre bom lembrar os clássicos.