A Carhartt nasceu em 1989 focada em vender o lifestyle americano para os consumidores europeus. O forte da marca sempre foi o streetwear nascido nesta época e, por isso mesmo, suas campanhas e fotos de bastidores contam um pouco da história deste nicho da moda.
Agora, no começo de novembro, está lançando o livro “The Carhartt Wip Archives”, pela editora Rizzoli, que reúne estas imagens em 428 páginas e serve como uma bela referência sobre a trajetória da cultura street.
Um mix de fotos inéditas e vintage, além de artigos e obras de arte de coleções privadas, contam como o blue jeans invadiu o mundo no final dos anos 80 e como a Carhartt respondeu a isso, se definindo como um “antídoto anti-denim”. Os primeiros looks da marca eram minimalistas e se inspiravam nos trabalhadores de mineradoras e ferrovias.
Na sequência, ela se inspirou nas subculturas de cidades cosmopolitas, como Detroit, Berlim, Paris e Tóquio. E também na música de rua, é claro. Em resumo, um apanhado geral de uma cultura fundamental para entender uma parte importante da história da moda.