O Grande Gatsby, de Baz Luhrmann, não é como Meia Noite em Paris, de Woody Allen, fiel aos anos 20 nos mínimos detalhes. Este filme lembra outro título do diretor, Moulin Rouge, por conta da liberdade poética que vai além da realidade de um período específico. Gatsby une todas referências da época em um breve espaço de tempo, com muita exuberância. Outro ponto a destacar é a ousada trilha sonora que mistura Cole Porter com Jay Z e Beyoncé.
O filme traz ainda sintomas da década de 30, quando o cinema funcionava como alívio para a crise pós quebra da bolsa. O Grande Gatsby estrelado por Leonardo di Caprio tenta fazer o mesmo 80 anos depois, combatendo com euforia a crise norte-americana atual.
O consumismo desenfreado e o culto ao supérfluo predominam, com cenas de festas e bebedeiras, em um contexto de plena lei seca, que se contrapõem ao retrato do povo trabalhador de uma cidade em construção.
No universo de Gatsby, o comportamento é machista e o ambiente é competitivo, tanto nos negócios como no quesito amantes e ainda em rachas entre carros esportivos, como o Duesenberg e o Auburn Boat Tail.
O figurino masculino também se destaca: maiôs acqualoco, calças na cintura, camisas com colarinho e punhos removíveis (que podem ser trocados quando sujos), coletes, cardigãs, sapatos oxford bicolores, gravatas regimentais (a Universidade de Oxford é muito citada) e borboletas (tradicional e bombom), prendedores de colarinho, suspensórios, cores claras em tons pastel ( com predomínio de uma grande variação de bege) e linho. Podemos ver cabelos com topete e gel além do chapéu, que não sai voando nem em carro conversível correndo muito. Esses homens eram conhecidos como verdadeiros almofadinhas.
O figurino é sem duvida o ponto alto do filme, que é uma boa opção de entretenimento e lazer.
21-Graus assistiu à pré-estreia do filme com o professor de história da arte João Braga a convite da Prada, responsável pelo exuberante figurino feminino. Os trajes, que estavam em exposição em Nova York seguem para Tóquio e depois para Xangai.