Por Marcia Hamaoka
Inaugurada há dois anos e celebrada desde então como um dos mais bem equipados centros culturais do país, a Casa apresenta sua primeira exposição dedicada exclusivamente à arte brasileira. As peças são do acervo da Coleção Daros Latinamerica, que reúne mais de 1200 obras de 120 artistas do continente na Suíça. Antonio Dias, Cildo Meireles, Ernesto Neto, José Damasceno, Miguel Rio Branco, Milton Machado, Vik Muniz e Waltercio Caldas ocupam o primeiro andar, com exibição de depoimentos inéditos dos artistas no térreo da casa.
Os curadores Hans-Michael Herzog e Katrin Steffen aproveitaram a singularidade do trabalho de cada um dos artistas e desenharam uma mostra que valoriza essa diversidade, fugindo da abordagem mais homogênea, comum em exposições desse gênero. Além das obras e depoimentos em vídeo, a Casa Daros promove em paralelo uma série de eventos como mesas redondas e palestras com os artistas, exibição de documentários e visitas guiadas. O espaço de leitura e o restaurante Mira! também preparam cardápios temáticos.
Estivemos na apresentação da mostra, que abre neste sábado para o público, e conferimos de perto o excelente trabalho dos curadores e equipe da Casa. As 60 obras são bem representativas e estão dispostas de uma forma que aproveita as características do espaço. O prédio, aliás, é uma atração à parte. Comprado em 2006 pela Daros Latinoamerica, passou por uma revitalização de mais de cinco anos, num trabalho ao mesmo tempo de restauração e modernização que custou R$ 67 milhões. De estilo neoclássico, foi construído em 1866, sendo tombado em 1987. O espaço e a exposição fazem a ida ao casarão de Botafogo um programa imperdível.
Made in Brasil
21 de março a 9 de agosto
Rua General Severiano, 159 – Botafogo
Tel. 21) 2138.0850
www.casadaros.net