Mesmo num ambiente acostumado a polêmicas como é o caso da moda, volta e meia um comentário infeliz ganha proporções de catástrofe nas relações públicas. A mais recente surpreende pelos envolvidos e o tema: Domenico Dolce, Elton John e o novo conceito de família. Abertamente gay, o estilista, que está lançando uma coleção com o parceiro Steffano Gabbana chamada Viva la Mamma, declarou numa entrevista que jamais terá filhos por causa de sua opção sexual. Ao invés, porém, de apenas afirmar que não se sente à vontade num contexto parental fora do padrão tradicional, Dolce chamou as crianças concebidas por inseminação de “sintéticas”.
Foi o que bastou para uma avalanche de críticas e protestos na internet, o tribunal mais rápido do século XXI. Elton John, amigo e cliente da dupla, foi além e convocou um boicote aos produtos da marca. Pai de dois meninos, ao lado do marido David Furnish, o cantor se disse indignado com o que chamou de comentário arcaico e altamente ofensivo. “Como se atreve a chamar meus lindos filhos de sintéticos?” esbravejou o popstar em seu Instagram. E completou: “que vergonha apontar seu dedo crítico para a inseminação artificial – um milagre que permite que milhares de pessoas amorosas, gays ou héteros, realizem seu sonho de serem pais. Suas ideias arcaicas estão fora de sintonia com a época em que vivemos, assim como suas roupas. Nunca mais usarei Dolce & Gabbana”.
O estilista se explicou dizendo que não queria julgar ninguém, e que, por ter nascido em uma família siciliana típica, era apegado a valores mais tradicionais. Dolce levantou a bandeira da liberdade de expressão e tentou colocar panos quentes dizendo que sua visão pessoal não deveria respingar nem ofender aos outros. Mas a verdade é que o estrago foi feito, e, numa época em que todo o mundo discute novos arranjos familiares e o acesso de casais homossexuais a direitos que os héteros têm há séculos, o comentário é no mínimo infeliz demais. Mesmo tendo sido uma opinião pessoal, a era da internet amplifica as atitudes e declarações, e a separação entre a vida pessoal e profissional é cada vez mais inatingível. A dupla de designers vai perder clientes? As vendas irão cair?Só o tempo responderá sobre esses números. Mas em termos de imagem, o prejuízo é líquido e certo.