Blog

21 Graus

A era disco, por Bill Bernstein

4

Década de 1970. Nova York. Ao ler isto o que você visualiza imediatamente? A cena disco, é claro – que morreria logo no início dos anos 80. E é justamente este o tema do livro de fotografias “Disco: The Bill Bernstein Photographs” (Reel Art Press, 176 pág.), com imagens PB do retratista americano.

3

Ele chegou ao icônico Studio 54 para uma pauta fotográfica que consistia em retratar a mãe do ex-presidente americano Carter em um evento. Mas o evento acabou, e Bernstein resolveu ficar. Decidiu ali mesmo, na porta do club, comprar dez rolos de filmes de um fotógrafo que estava no local.

2

“Uma das primeiras imagens que vi foi o casal que está na capa deste livro. A imagem me lembrava um cabaré pré-Guerra e comecei a ver cenas que me remetiam àquela época. E eu vi momentos de libertação gay, de igualdade dos sexos e das raças, transgêneros dançando livremente… não havia julgamento na pista de dança e uma nova tecnologia no sistema de som superestimulava os sentidos”, lembra o fotógrafo. Ele se diz feliz por ter retratado os últimos momentos dessa onda musical, que começou a desmoronar quando o Studio 54 foi fechado devido a evasão de divisas.

1

Aqui neste vídeo Bill Bernstein conta mais sobre os bastidores da produção do livro, que foi lançado em 2015 e acaba de ganhar uma versão de luxo (acima), em edição limitada a 100 exemplares assinados e numerados, que vêm em uma caixa com a foto do Studio 54 e custam US$950. Para colecionadores.

 

 

ADICIONAR COMENTÁRIO