Fotos: Marcia Hamaoka e Diogo Bastos
Depois de quase 20 anos fechado, o prédio da antiga maternidade, construída em 1904 revive recebendo mais de 90 artistas contemporâneos. A mostra Made by… Feito por brasileiros é uma espécie de invasão criativa, segundo os organizadores: além de obras como a “Baba Antropofágica” de Lygia Clark, a maioria dos participantes desenvolveu um trabalho especificamente para o espaço de 27 mil metros quadrados, que será posteriormente reformado para a construção de um empreendimento imobiliário que deve unir um hotel de luxo a cinema e estúdios de produção de arte e moda.
Com entrada franca, a exposição é uma oportunidade única de conhecer peças que não sobreviverão à reforma. Estivemos por lá no fim de semana e podemos destacar as obras de Tunga, Joana Vasconcelos e Maria Nepomuceno. Na entrada, o “Black Palm”, coqueiro de pneus de Douglas White abre a visita, que é repleta de momentos supreendentes e fascinantes.
O time de artistas é formado por brasileiros e estrangeiros de diversas nacionalidades, com metade local e a outra internacional. Isso torna a relação deles com o espaço ainda mais interessante, tanto para quem conhece a cidade e o entorno da Bela Vista, quanto para quem recebeu o desafio de criar algo que dialogasse com o prédio tombado. Um programa imperdível, em cartaz até o dia 12 de outubro.
Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista
Terça a domingo, das 9h às 17h.
Entrada gratuita