Feriado de mar sujo dá aquela preguiça extra… Mas no fim da tarde já dá para pensar em sair de casa sem derreter e até curtir uma vista de cartão postal. Uma boa dica é o quiosque Oke Ka Baiana Tem, na Lagoa. Perto do Parque da Catacumba e aberto a partir de 17hs nos dias de semana, é um belo point para um por do sol com acarajé e cerveja gelada.
Aberto em 2010, o quiosque não foi a primeira empreitada de Angélica Almeida, a Keka, na gastronomia carioca. Produtora de eventos em Salvador, ela se mudou ainda nos anos 1990 para a cidade maravilhosa, e começou a vender quitutes baianos na Cobal do Humaitá. Depois disso teve um restaurante na Barra e comandou o Axé Santé em Botafogo. Amiga de conterrâneos famosos como Caetano e Gil, ficou rapidamente conhecida no circuito das celebridades cariocas e seu quiosque volta e meia é palco de celebrações daquelas que os paparazzi gostam de espionar.
O ambiente tem clima de beira de praia na Bahia, com equipe vestida a caráter e com toda a simpatia que se espera desse tipo de lugar. No cardápio, clássicos da terra de Caymmi como o já citado acarajé, os bolinhos de estudante, bobós e cocadas dividem espaço com releituras um pouco mais ousadas como o bolinho de arroz com gorgonzola com molho de manga, mel e gengibre. Se a tarde em Itapoã está fora de questão, a Lagoa pode ser a melhor opção para agradecer o senhor do Bonfim por mais um dia lindo de verão.