Rosado no meio e suculento, com shoyo, tempero indiano, alcaparras e salsinha – o hambúrguer preferido do escritor Ernest Hemingway (também um craque na cozinha) não podia mesmo ser um sanduichinho básico. Depois de anos de domínio das cadeias internacionais de fast food e suas imitações, o Brasil também avança para opções cada vez mais gourmet do melhor amigo da batata frita.
Entre os sanduíches de grife mais bombados do Rio está o do TT Burguer, de Thomas Troisgros, sócio de Rony Meisler, da Reserva, na empreitada. Seu hambúrguer de 180 gramas de carne no pão de batata-doce vem com tomate, alface, picles, chuchu crocante, queijo meia cura ou gorgonzola e um ketchup de goiabada. Localizado na Galeria River, paraíso de surfistas e do povo do skate, tem um deck na calçada de frente para a ciclovia onde todos se encontram para um pós praia. Com direito a milk shake.
Com muitos fãs também no Brasil, a versão do P. J. Clarke’s, bar clássico de Nova York (fundado em 1884) chega em breve ao Rio, depois de duas unidades inauguradas em São Paulo. No finalzinho da Rua San Martin, no Leblon, a marca promete manter a atmosfera de pub chique e trazer no cardápio o hambúrguer que encantou de Frank Sinatra a Paulo Francis. Mal podemos esperar!