Para alguns ela é a versão japonesa de Andy Warhol. Outros a chamam de Princesa das Bolinhas. Seja qual for o apelido, os elogios são sempre superlativos e se multiplicam. E os cariocas poderão conferir de perto o trabalho dessa artista que expõe a partir deste sábado no CCBB do Rio.
São 110 obras, realizadas entre 1949 e 2012, entre pinturas, trabalhos sobre papel, esculturas, vídeos e instalações. O título da exposição, “Obsessão Infinita”, faz referência ao transtorno obsessivo compulsivo de Yayoi Kusama, que vive por opção em uma clínica psiquiátrica há mais de 30 anos. Criada numa família tradicional e em ambiente repressor, morou durante décadas nos Estados Unidos, onde entrou em contato com a cultura alternativa e desenvolveu seu estilo, que caiu nas graças de colecionadores, críticos, público e do mundo fashion. Além do espaço em grandes museus e galerias, criou estampas para a Louis Vuitton.
21-Graus é fã de longa data e já esteve admirando a obra de Yayoi pelo mundo em cidades como Veneza e Istanbul, onde até as vitrines da LV tinham assinatura dessa artista brilhante. No Brasil, ela teve trabalhos expostos na última edição do ArtRio.
Yayoi Kusama: Obsessão Infinita
De 12 de outubro a 20 de janeiro
CCBB – Rotunda e 1º andar
De quarta a segunda das 9h às 21h
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Tel.: 3808.2020
Entrada Franca
Atenção: Em algumas salas, só é permitida a entrada para maiores de 18 anos