Em meio a tantas previsões de Andy Warhol, uma de suas crenças se comprova a cada dia: o feliz casamento da arte com a cultura pop. Em uma era de consumo rápido e muita cópia de camelô por esquinas de todo o mundo, uma parceria entre um museu e uma marca de roupas está inovando por ir além da simples reprodução de obras em escala industrial, um sonho, aliás, do já citado mestre da Pop Art.
O namoro da Uniqlo com as artes já vem de alguns anos, desde que a marca lançou uma coleção de tshirts com obras de Warhol. No ano passado, ela se tornou patrocinadora do museu, apoiando as noites de entrada grátis no MoMA. Em homenagem ao acervo fantástico da instituição – que abriga verdadeiros tesouros da arte mundial como a Noite estrelada de Van Gogh e as Demoiselles d’Avignon de Picasso – a marca criou uma coleção especial inspirada em artistas que estão no museu. As peças celebram Andy Warhol (claro!), Keith Haring, Basquiat, Jackson Pollock, entre outros.
Fundado em 1929, o MoMA foi o primeiro a se dedicar à arte e o design da era moderna. Faz todo sentido ver a instituição abraçar o consumo do século XXI de forma inteligente e ousada. As peças estão à venda na loja do museu e na Uniqlo, que fez uma área especial na filial da 5th Avenue, apelidada de SPRZ NY (“Surprise New York”), com direito ao primeiro outlet da Starbucks. Bela pedida.