Blog

21 Graus

Dica Londres: Agatha Christie no teatro

Fomos assistir à peça que está há mais tempo em cartaz em todo o mundo: The Mousetrap (A ratoeira). Em 60 anos já foram mais de 25 mil apresentações no St. Martin’s, um teatro inaugurado em 1916, em plena I Guerra. O local em si já é uma viagem no tempo, com seus assentos de veludo (pequenos para os padrões atuais), cortinas pesadas, a iluminação, muita madeira e uma abóbada enorme num pé direito bem alto.

teatro

Além da atmosfera incrível, impressiona ver como a obra de Agatha Christie está naturalmente inserida na cultura inglesa até hoje. No intervalo, pudemos ver de crianças a idosos comentando avidamente sobre a trama. The Mousetrap é um mistério clássico da autora, em que todos os personagens são suspeitos e o desfecho surpreende.

mousetrapstage

A peça nasceu de um texto de teatro radiofônico, mais tarde transformado em conto. Baseado num caso real de assassinato de um menino órfão nos anos 1940, se chamou inicialmente Three blind mice e foi escrita em homenagem à Rainha Mãe. A autora não permitiu que ela fosse publicada, para não estragar o suspense, e até hoje ela não figura em livro no Reino Unido. Totalmente behaviorista, a peça traz valores de família, histórias pessoais, papéis distintos na sociedade vigente, e uma moral, agradando aos mais diversos públicos. Vale a pena!

logo

ADICIONAR COMENTÁRIO