Máfia italiana dos anos 50. Até pouco tempo atrás, essa era a imagem que vinha à cabeça quando a gente pensava em suspensórios masculinos. Porque o acessório parecia ter parado no tempo e perdido sua serventia, com o reinado dos cintos, em diferentes cores e estilos. Mas o movimento hipster, que flertava com a estética retrô e ganhou força na década passada, resgatou o acessório e trouxe a ele um perfume ora cool, ora formal – quem nunca usou ou viu um amigo usando suspensórios com calça de alfaiataria e gravata-borboleta em um casamento?
Na hora de se render ao acessório, vale lembrar que eles mantêm sua função, de segurar as calças no lugar, e por isso dispensam cintos. Os suspensórios hoje têm diferentes larguras e vêm hoje em vários materiais, além de modelos que podem se prender às calças por botões ou clipes de metal e ainda algumas versões surgem unidas no meio das costas, com um perfume ainda mais retrô.
A vantagem dos suspensórios é que eles são muito mais versáteis do que a gente imagina, e podem ficar divertidos até com calças cropped. Quer saber como usar suspensórios masculinos em diferentes situações? Inspire-se aqui:
Bem à italiana, com chapéu veneziano, camiseta branca slim e calça chino cáqui:
De costume, mais formal:
Superbásico, de camiseta lisa e calça jeans:
Look que pode ir até a um casamento, com gravata-borboleta:
A barra da calça dobrada dá um ar informal:
A estampa do suspensório traz um ar fresh à camisa escura:
Monocromático, o charme desse look é a textura da camiseta, e o suspensório parece mais funcional que decorativo:
Outra versão que iria muito bem a casamentos: de seda, com estampa miúda, praticamente substitui a gravata:
Com bermuda ou calça cropped pode também, por que não? Nesse caso, opte por um modelo mais fino.